
As possibilidades de trabalhar com hipertexto em sala de aula são muitas como por exemplo:escolhendo um tema “LIXO” e de acordo com este tema trabalha a interdisciplinaridade,através de um processo de busca e construção do conhecimento de aprendizagem,sendo assim é mais duradouro e transferível. O hipertexto oferece diferentes trajetos para leitura , ligando uma as outras.
Componentes:Eny, Leontina, Solemar, Ana Cardoso e Glória Maria

Os índios viviam principalmente da caça e da pesca. As tribos mais adiantadas, porém, plantavam o milho, a mandioca e o fumo.
Quando a caça faltava e a pesca se tornava insuficiente, os índios mudavam-se para outros lugares. Eram, portanto, nômades.
Para a caça os índios usavam o arco e a flecha. Pequenas setas eram destinadas à caça miúda, como pássaros. Também sabiam preparar armadilhas e imitavam com perfeição as vozes dos animais, meio com que procuravam atraí-los.
Para a pesca os índios utilizavam pequenas redes chamadas puçás, flechas, anzóis e plantas que atiravam ao rio, como o timbó, e que matavam os peixes. Dos tubarões extraíam os dentes para fabricar pontas de flechas.
As tribos, que praticavam a agricultura, preparavam as roças pondo fogo nos matos. É o que se chama coivara, costume ainda hoje muito usado no interior do Brasil. Para obter o fogo os índios imprimiam, com a palma das mãos, um movimento de rotação a um pequeno pedaço de pau, cuja ponta se friccionava em outro, até formar uma chama que se comunicava a folhas secas.
Os adornos principais dos índios consistiam em pintar o corpo com a tinta vermelha do tmicu e azul do jenipapo; alguns furavam as orelhas e os lábios, onde punham pedaços de madeira ou botoques, nome que até serviu para denominar uma tribo, a dos botocudos. Também usavam colares de contas, de dentes de animais ou de inimigos e enfeitavam-se com penas de pássaros.
Suas armas prediletas eram o arco e a flecha, de várias dimensões, lanças e o tacape, feito de madeira pesada. Algumas tribos conheciam a esgarowatana, tubo ôco por onde disparavam, com o sopro, pequenas setas envenenadas.
Dos instrumentos musicais os índios conheciam o tambor (uai), uma espécie de chocalho que chamavam maracá, e a flauta de osso humano, denominada membi.
A guerra era empreendida na ocasião em que amadureciam o milho e o caju de que faziam uma bebida, o cauim, Quando julgavam suficiente o número de prisioneiros, que deviam ser devorados, interrompiam os combates é voltavam para a taba onde, com grandes festas, sacrificavam as vítimas.
Os índios obedeciam a um chefe, o morubixaba. Maior influência, porém, tinha o pajé, o feiticeiro da tribo. Acreditavam que ele possuía poderes extraordinários: adivinhar o futuro, curar todas as doenças, transformar-se em qualquer animal e até tornar-se invisível.
COMPONENTES:
ALESSANDRA
ELIANE
IRISBELA
NILDE
ROSANIA
SANDRA
SIMEIRE
SIRLEY DE FÁTIMA
WEBLIOGRAFIA: www.consciencia.org/resumo-sobre-os-indios-brasileiros



